sábado, 1 de outubro de 2011

“GESTÃO MULTIDIMENSIONAL”


PROCESSOS DECISÓRIOS COM MÚLTIPLAS JANELAS DE ANÁLISE
(“ENGENHARIA REVERSA DECISÓRIA” NO FOCO – “ON THE SPOT”)

  
 1 – A idéia
Os processos decisórios são momentos complexos com muita análise e adrenalina para alcançar decisões certeiras.

A tênue linha entre decidir e resolver o problema impõe capacidade de abordagem diversificada e apoiada por lógica multivariada com a melhor visão das diversas variáveis envolvidas no alcance de objetivos desejados - “decisão certeira” em ação.

A “engenharia do produto decisão” deve ser superveniente face á “engenharia do processo decisório” com o especular as “causas e efeitos de decisões certeiras” como alvo preferencial da gestão.

Dedicar maior atenção ao “produto decisão” do que ao “processo decisório” não é a abordagem mais rotineira dos modelos de gestão vigentes.
Entretanto, um processo padrão e concebido como perfeito não é garantia de cenários futuros alvissareiros.
A variedade de condicionantes á decisão quando de sua instalação ou ocorrência no horizonte futuro impõe criatividade tanto no “caminhar para alcance da decisão almejada” como no “conceber variantes para a decisão preconizada”.

A consideração á variedade de condicionantes do ambiente futuro da decisão implica na vigência de processo padrão estabelecido com base intervalar quando as práticas técnico-operacionais são aceitas como válidas á medida que estejam dentro de intervalo mínimo e máximo de procedimentos alinhados á expectativa de mudanças do produto definido.


Desta forma, “sistemas de redundância” caminham lado a lado com sistemática adequação ás mudanças de cenários futuros previstos.

O processo decisório é pendular e oscila á medida que novas variáveis sejam introduzidas no ambiente futuro apostado ---- limites mínimos e máximos de práticas organizacionais estabelecidos como margens a respeitar.
 
2 – A proposta

O modelo / metodologia de gestão necessita de plataforma tecnológica estável, mas flexível, com ferramentas e instrumentos adequados para as mudanças da decisão quando da ocorrência de eventos de risco:
- contingentes no decorrer de processos decisórios.

- a sintonia do “ciclo de vida da mudança”
- problema; conhecimento; risco; decisão; mudança; solução 

- com o “ciclo de vida do projeto”
- levantamento do problema; requisitos do projeto; protótipo;

- desenvolvimento do projeto; implantação com homologação da solução -
- é mandatória.


Regulação flexível é uma solução com:

 1 - os métodos de trabalho com variações..
 2 - a padronização de ferramentas (aplicadas aos processos) e de instrumentos (com registro dos resultados) com opções.
 3 - o “estado mental” refletido nas contingências – riscos controláveis flexibilizados.


O alcance de decisões instaladas aderentes aos resultados pretendidos é o objetivo.

Ciclo de vida (planejamento; execução; controle) da redundância em ação.

 Os vetores norteadores da gestão multidimensional são:
 1 - aproximar no tempo a estratégia da tática.
(as mudanças de ocorrência no “ciclo de vida do projeto” frequentemente invalidam a capacidade de resolução do problema esperada da solução em desenvolvimento).
 2 - dar maior valor á prevenção do que á correção do problema.
(foco na solução das causas do problema é prioritário ante a solução dos efeitos).
 3 - aprender rápido as mudanças de ocorrência no ciclo de vida do projeto é mais importante do que cumprir o ciclo da “estratégia á ação instalada”.
(o processo de aprendizado da mudança precisa ser rápido e efetivo)

Neste século XXI o tempo da mudança está se acelerando.

A “engenharia reversa decisória” é outra abordagem para fazer frente ás mudanças quando do ciclo de vida do projeto e corresponde a revisar a sintonia “solução pretendida versus problema flagrado”.

A partir das contingências apostadas quando de indícios ou evidências flagrados no ciclo de vida do projeto uma revisão de estratégias, requisitos, protótipo, solução é efetuada.

A auditoria da gestão do negócio é uma alternativa definitiva para o estabelecimento da engenharia reversa decisória como uma etapa de seu exercício.

O “estado mental” de executivos, gestores e profissionais especializados com a modalidade “engenharia reversa decisória” ---- “auditoria da engenharia reversa decisória” incluída ---- é condição fundamental para modelos de gestão que incorporem ferramentas e instrumentos para a gestão multidimensional..



Escrito por: professor doutor Antônio de Loureiro Gil, sócio-diretor da Vindex corretora de câmbio, autor da editora saraiva; editora Senac-SP; editora atlas (SP--Brasil); publicações Europa-américa (Lisboa—Portugal) – 19 livros – 70.000 exemplares - professor de doutorado e mestrado da universidade de São Paulo (Usp), professor titular da universidade federal do paraná (Ufpr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário