Determinadas pesquisas, idéias e descobertas científicas acabam ultrapassando o universo acadêmico e chegando ao grande público. Um dos maiores exemplos disso no mundo empresarial é a Inteligência Emocional. Em pouco tempo, passou de um novo e obscuro termo que circulava em alguns meios universitários para algo que estava na boca de todo o mundo corporativo.
Por um lado, é fantástico ver a Ciência tendo grande impacto, ajudando as pessoas com suas descobertas. Por outro lado, quando há essa explosão de popularidade, há também um sensacionalismo. É muita gente fala do assunto sem realmente entender, com opiniões próprias e nada científicas, o que era Ciência vira Mito Urbano.
Assim, o que acabamos por conhecer sobre Inteligência Emocional é o que a mídia nos passa e não os cientistas.
Tive recentemente a grande oportunidade de ir a uma palestra de Peter Salovey, provost da Yale University e um dos pais da Inteligência Emocional, um dos primeiros pesquisadores a estudar o tema, muito antes do Daniel Goleman publicar seu famoso livro sobre o assunto.
E é curioso ver como pouco se sabe sobre Inteligência Emocional, cientificamente falando. Ainda é um campo com muito a ser pesquisado, explorado e comprovado. E que muitas das técnicas e das idéias propagadas por aí sobre Inteligência Emocional são, por enquanto, especulações e conclusões precipitadas sem fundamentação sólida.
Neste momento, precisamos ver o que realmente a Ciência tem a nos ensinar sobre Inteligência Emocional e o que é puro “achismo”. Porque incontáveis pessoas, empresas e organizações estão tomando decisões e direcionando seu futuro se baseando em idéias que podem não passar de contos de fadas.
Inteligência Emocional é algo importante e sério. Por isso mesmo, é importante conhecer o assunto de maneira clara, objetiva e consciente. Deixe de lado o sensacionalismo. Você pode descobrir que a verdade é ainda mais interessante e importante do que você achava.
Texto escrito pelo professor William Shibuya e que reflete um dos tópicos abordados em seu curso “Auto-Ajuda Cientificamente Comprovada”, que será ministrado na Arima Treinamentos em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário