sábado, 19 de novembro de 2011

O Profissional Ideal: Se Todos Fossem no Mundo Iguais a Você...

O modelo ideal de profissional seria assim: sinceridade, inocência e imaginação de criança,  ímpeto de adolescente, a maturidade de um adulto e a paciência e sabedoria de um idoso...
Independentemente da área em que atuamos, é quase impossível não sermos "corrompidos" pelo ambiente hostil, a cobrança exagerada, a vaidade latente e o jogo de aparências que impera na maior parte das empresas.

Eu disse quase, pois ainda há pessoas que são "imunes" a estas situações e normalmente, são estas que se destacam. Mas como elas conseguem?
Primeiro, a premissa mais importante que você tem que saber é: "Você não sabe nada!”.
Um grande erro de milhares de pessoas é ter resposta para tudo, achar que o pouco conhecimento que adquiriram, é o suficiente para lidar com quaisquer situações e literalmente fechar os olhos e os ouvidos para o que está ao redor. Acham que para se posicionar, é preciso passar por cima dos outros, puxar tapetes e que só há espaço para apenas UM se destacar... e óbvio que este UM se refere ao seu próprio umbigo (seria cómico, se não fosse trágico).
Aprender a aprender,  ouvir para escutar, olhar para ver... Tolice? É claro que não!

Os melhores profissionais que eu conheço, estão sempre atentos, gostam de falar, mas preferem ouvir, pois são inteligentes e humildes suficientemente para entender que assim, estarão em constante processo de evolução... Eles não param no tempo... Eles não perdem tempo... Olham para sua aparência, mas valorizam mais o seu conteúdo, respeitam suas opções, pois sabem que não sabem de nada...

Agora pergunto: quantos de vocês já viram ou passaram por situações como estas?
Quantas vezes você deixou de ouvir uma música que gosta, colocar uma roupa que te deixa a vontade, ou se privou de "n" coisas, por medo de ser julgado?

Seja coerente, educado, entenda as necessidades do ambiente no qual você se relaciona, mas atenção: NÃO SEJA EGOÍSTA, NEM SUBMISSO, NÃO FAÇA AS COISAS DE QUALQUER JEITO, NEM DEIXE DE REALIZAR AQUILO QUE GOSTA... POIS NÃO HÁ PESSOA OU EMPREGO NENHUM NO MUNDO, QUE TENHA MAIS VALOR DO QUE NOSSA SAÚDE E FELICIDADE.

 Apesar de apenas 28 anos de idade, posso dizer que sou um privilegiado,  já passei por situações emblemáticas e aprendi demais com meus superiores, colegas e subordinados.
Sempre fui um rapaz de classe média (baixa, alta, mas em geral média), estudei em ótimos colégios, mas graças aos exemplos de meus pais, sempre entendi o valor da humildade e que dinheiro, infelizmente, não nasce em árvores...
 

Em algumas férias que viajei com um grande amigo, para pagar os custos de hospedagem, vendíamos lanche natural na praia... Quando queria ter uma graninha extra, trabalhava na loja do meu tio, entregando galões de água... Fui mesário em 5 eleições (eu me candidatei), experiência estranha, engraçada e em certos momentos triste...
Trabalhei como coapresentador de um programa na rádio Trianon, junto com uma psicanalista que era totalmente "doida" (no bom sentido), mas que me ensinou demais e literalmente mudou minha vida... Fui operador de telemarketing, nunca sofri tanto, pois não há treinamento e nem estrutura adequada para o desenvolvimento desta atividade (por isso peço encarecidamente, tenham educação com eles!)...
Trabalhei como professor de informática durante 2 anos, lecionando para crianças e adolescentes de primeira até oitava séries; este foi um dos períodos mais intensos de minha vida, pois é uma troca impressionante de carinho e conhecimento (nem tudo são flores e hoje, ser professor, é ter vocação para herói; pena que não há valorização desta profissão!)....
Depois disso, comecei a prestar serviço de manutenção de computares e em paralelo, desenvolvi minha "agência" de publicidade, com pequenos serviços de criação de peças multimídias...
 

Se há algo que realmente eu acredito é que quando você se dedica e realiza suas atividades com honestidade e qualidade, as porta se abrem; foi justamente o que aconteceu comigo.
Em 2010, conheci o doutor Carlos Hideo Arima. Ele me disse que sua empresa, gostaria de desenvolver uma área de treinamentos para profissionais, mas que precisava de alguém de marketing para que reformulasse a identidade visual de toda empresa e desenvolvesse ações de divulgação.
Juntou a fome com a vontade de comer...

Entrei na Arima com a missão de cuidar da imagem da empresa e com o desafio de desenvolver a área de treinamentos com o apoio do Dr. Arima e de alguns professores indicados por ele.
Hoje, a Arima Treinamentos é uma realidade, tem estrutura e profissionais de grande qualidade para atender a necessidade de quaisquer profissionais e empresas, mas seus grandes diferenciais são o ambiente e o respeito e valorização de cada indivíduo.

Vocês lembram-se do que comentei lá no começo: "Você não sabe nada!"?

Pois é, toda semana acompanho os cursos realizados aqui, escuto, vejo, aprendo e cada dia mais me convenço de que eu não sei nada...
E o profissional ideal, não existe! O ideal, é que você seja profissinal... honesto, educado, solícito, coerente, humilde, estudioso, etc...
Viva a diversidade, viva o mundo plural, VIVA!

Rodrigo Molina é formado em publicidade pela Universidade São Judas, participou do curso de engenharia da computação, participou de cursos de programação em xhtml na Impacta, de empreendedorismo no SEBRAE, de dublagem no SENAC, e de diversos treinamentos na Arima, onde é sócio e diretor das áreas de marketing e treinamentos: www.arimaweb.com.br/treinamentos

2 comentários:

  1. Olá, Rodrigo Molina...
    Parabéns pelo brilhante texto. Sou Professor de História e Filosofia da Educação Básica. Costumo dizer para meus alunos que trabalho com duas disciplinas ingratas: Ensinar História é fazer você lembrar de fatos que todos querem esquecer.... Ensinar Filosofia é fazer com que todos façam aquilo que geralmente não querem, pensar e tirar de sua zona de conforto.
    Amo o que faço! E coloco sempre a máxima socrática em minha vida: "Só sei que nada sei". Este é o princípio da Sabedoria, pois saber que "nada sei" já é "saber alguma coisa". Pior é aquele que "acha que sabe", pois por "achar que sabe" não consegue se abrir para novos conhecimentos, novos aprendizados. Viva a capacidade de saber sempre. Os adolescente em seu "ímpetos" de ter que se valer, querer aparecer, caem geralmente nestas ciladas... então minha missão é estender a mãos para que eles levantem e continuem sua jornada. Ultimamente estou acreditando que ser professor é ser "amparador" (dar amparo) de gente. Um grande abraço...
    Obrigado por seus textos...
    Prof. Geraldo Fonte Boa

    ResponderExcluir
  2. Prezado Professor Geraldo,

    O objetivo do blog é esta troca constante de idéias dos que escrevem, com os que o acompanham.
    Admiro muito sua luta e o parabenizo por continuar e ser o "amparador" desta juventude, cujo o grande problema, é a falta de valores e referências positivas (como o Sr).
    A educação (constante) é o caminho!
    Continuaremos "não sabendo de nada", mas seremos menos ignorantes.

    Um grande Abraço,
    Rodrigo Molina

    ResponderExcluir