quarta-feira, 13 de março de 2013

A NOVA CONTABILIDADE SUSTENTÁVEL

Atualmente as normas brasileiras de contabilidade estão harmônicas com as normas internacionais, emanadas do IASB (International Accounting Standards Board), o que contribui decisivamente para a sustentabilidade das empresas e demais organizações.

No ambiente anterior a contabilidade brasileira era fiscal, observava fundamentalmente parâmetros fiscais, o que fazia com que as nossas demonstrações financeiras não traduzissem com fidedignidade os resultados e patrimônio das empresas, ferindo frontalmente a sustentabilidade dos negócios.

Os usuários das demonstrações contábeis, principalmente os externos, tomavam decisões importantes, como negociar ações ou conceder créditos, com base em balanços errados, maculados por critérios fiscais, alguns absolutamente arbitrários.

O Contador tem grande responsabilidade social na medida em que subsidia a tomada de decisão de usuários os mais diversos com as demonstrações contábeis que elabora. Não é por outro motivo que este profissional liberal é bem valorizado em países mais desenvolvidos.

No Brasil o contador não tinha a mesma valorização que os colegas de economias mais avançadas tinha, por alguns motivos, dentre eles a interferência fiscal na contabilidade das empresas. Como garantir sustentabilidade tendo por pano de fundo demonstrações contábeis enganosas?

Felizmente o ambiente mudou, e juntamente com as novas normas um aumento do poder de fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade, através dos CRC, impulsionará o profissional contábil a perseguir métodos e critérios muito bem fundamentados para o registro e reporte das várias transações do um negócio, aumentando substancialmente a sustentabilidade das organizações.

O processo está em transição, pois representa uma verdadeira revolução na área contábil, mas vislumbra-se os resultados comentados.

Escrito por Fábio Molina: Mestre em Ciências Contábeis pela PUC/SP, MBA em Finanças, Contador, Administrador, professor universitário, coordenador de curso superior, pesquisador, conferencista, consultor, sólida experiência técnica e executiva, além de instrutor de diversos cursos, dentre eles o Ativo Imobilizado, que será realizado no próximo dia 22/03 na empresa Arima Treinamentos. Faça sua inscrição e obtenha todaas as informações neste link: http://www.arimaweb.com.br/cursoativoimobilizado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário