quinta-feira, 14 de março de 2013

8 de Março

“Enquanto os homens aprenderam a justificar suas fraquezas, as mulheres têm que pedir desculpas pelos seus pontos fortes.” (Lois Wyse)
 
 
Qual é a melhor maneira de se trabalhar e otimizar a diversidade que existe entre as pessoas, considerando o alto crescimento da presença feminina nas empresas?
 
Esta é uma das questões em evidência quando se fala em Etiqueta Corporativa, pois um dos seus princípios básicos é o respeito que devemos ao próximo, ou especificamente, “o que” e “de que modo” fazê-lo.
 
Mesmo com todos os “problemas” culturais enraizados há tanto tempo que restringem a colocação das mulheres no mercado de trabalho em camadas melhor remuneradas, mais e mais estão se inserindo em áreas que antes eram vistas como predominantemente masculinas. Estará o homem preparado para lidar com a mulher no mundo organizacional? A meu ver, somente aquele que reconhecer o seu valor e visualizá-la como semelhante e não como concorrente estará apto a conviver profissionalmente.
 
Para uma melhor compreensão, resumi os “problemas” culturais que elas “tiram de letra”. Há dois lados da moeda:
 
a) Conforme uma pesquisa do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 3,4 milhões de jovens que representam 15% da faixa etária de 18 a 24 anos do Brasil não estudam e nem trabalham. As mulheres são incluídas mais facilmente nesse “problema” devido à maternidade e ao casamento.
 
a.1) O quadro acima é complementado pela desigualdade na divisão do trabalho familiar – tarefas domésticas e cuidados com o filho. Apesar de expostas a uma dupla jornada como trabalhadoras, cuidadoras dos filhos e donas-de-casa, ainda conseguem conciliar o pouco tempo que lhes resta com os estudos.
 
b) Do outro lado está a habilidade das mulheres em se adequar ao macroambiente. O Blog “Elas e Lucros” divulgou um ótimo artigo sobre o poder de adaptabilidade da mulher, cujo teor era uma matéria veiculada em setembro de 2010 pela Audi Magazine. Segundo a revista, as mulheres se amoldam melhor às exigências do mundo contemporâneo porque o atual modelo econômico requer que a mão-de-obra seja dotada de mais habilidade do que força e, sendo assim, qualidades como intuição e capacidade de observação são objetos de desejo de todas as grandes empresas.
 
Aliás, desde o ano passado a representatividade das mulheres na força de trabalho mundial superou a marca dos 50% e os números norte-americanos relativos à quantidade de mulheres nos cursos superiores impressionam:

  
Estados Unidos (2010)
Curso
Representação feminina
Pós-graduação
60 %
MBA
42 %
Bacharelado
60 %



No Brasil, a partir de 2000, mais da metade das vagas universitárias são preenchidas pelas mulheres e hoje este índice é equivalente ao norte-americano. Um levantamento feito por um jornal paulista mostrou alterações significativas na cadeia de comando:

 
100 maiores empresas brasileiras
Período
Mulheres no comando das empresas
2009
0 %
2010
5 %

 
 
100 maiores empresas americanas
Período
Mulheres no comando das empresas
2010
3 %

 
 
Há muito as mulheres deixaram de ser o sexo frágil e listei alguns eventos que reforçam essa ideia e sinalizam novos tempos:
a) 5 Prêmios Nobel foram outorgados às mulheres em 2009;
 
b) pela primeira vez no Brasil uma mulher ocupa a Presidência da República; e
  
c) pesquisas realizadas pela Fundação Perseu Abramo, SESC e INEP confirmam que há uma enorme quantidade de famílias monoparentais chefiadas por mulheres com filho.
 
 Por fim, pertenço ao time que compartilha a crença de que as mulheres não são melhores e nem piores que os homens, apenas diferentes. E afirmo que tentar compreendê-las é uma missão para o resto de nossas vidas. Citando Clarice Lispector: “Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento.”
 
 Parabéns às mulheres por mais este 8 de Março.

Texto escrito por Roberto Tanaka: professor e consultor da Arima Treinamentos.

 

 

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