Segundo os Professores José Dornelas e Caio Ferraz Junior, especialistas em empreendedorismo, MARKETING pode ser entendido como todo esforço despendido por um negócio a fim de atrair, atender adequadamente e fidelizar clientes. Porém muitas empresas (muitas vezes de grande porte), ainda confundem marketing com publicidade e propaganda ou que uma simples estratégia de divulgação é o suficiente. No entanto, há a necessidade de Elaboração de Estratégias de Marketing.
Ações de Marketing devem ser analisadas e implementadas com Inteligência, visando alinhar esforços com objetivos da empresa.
Os esforços devem ser de acordo com os produtos/ serviços ofertados pela organização e sua infra-estrutura.
O planejamento é uma ferramenta imprescindível para alavancar negócios e um dos primeiros passos é conhecer o ambiente dos negócios em que está inserido.
Um estudo abrangente com mapeamento e estudos de fornecedores, concorrentes diretos e indiretos, demografia, comportamentos de consumidor e até variáveis macroeconômicas são fatores importantes a se pesquisar.
Outro ponto importante é o estudo do próprio negócio para conclusão de análise situacional que será relevante para os passos do Plano de Marketing, como observar pontos fracos a fim de identificar o que pode ser aprimorado.
Este não é um trabalho individual, e sim em grupo. Envolva sua equipe e seus clientes neste processo e, assim como na análise do ambiente externo de negócios, vá a campo e observe seu negócio também com os olhos de quem vê por outros ângulos.
Escrito por Valdirene Sátiro
Mais informações sobre os colunistas, você encontra no site: http://www.arimaweb.com.br/treinamentos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário