quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os 4 Ps ainda são uma base conceitual válida para o marketing ou essa teoria está superada?

Marketing do século 21: novas mídias, marketing digital, redes sociais, novas tecnologias... Muito se fala hoje nas novidades do mundo do marketing. Será que os ensinamentos do Philip Kotler ainda são atuais?

Outro dia ouvi que os 4 Ps (Produto, Preço, Promoção e Ponto de Venda) já eram e que devemos encarar o marketing de forma diferente hoje. Antes de ouvir isso, ao longo dos últimos anos, ouvimos autores falando em 5 Ps, não sei quantas outras letras e inúmeras nomenclaturas para os conceitos que, a meu ver, são atuais desde que foram criados. Parece que se inventam novos nomes para velhas práticas; será? É claro novos conceitos são bem vindos e naturalmente vão aparecendo com a constatação do dia a dia no trabalho e estudos acadêmicos; mas, a meu ver, devemos considerar a base do que aprendemos nos bancos da faculdade e o mundo começou a conhecer de forma organizada na década de 50, 60 e 70 do século passado.

Se mantivermos a base conceitual e teórica do marketing tiraremos melhor proveito das novas tecnologias, trabalharemos melhor com elas e poderemos sim criar novos conceitos sem abandonar a base filosófica, teórica e conceitual dessa importante cadeira da administração que cuida da criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços.

E você o que acha? O composto de marketing, representado pelos 4 Ps, é um conceito atual ou devemos abandoná-lo?

Marcelo de Freitas Guimarães
Consultor de marketing e desenvolvimento organizacional

10 comentários:

  1. Bom dia Marcelo,

    Concordo com você - com uma pequena nuança.

    Efetivamente, os 4 Ps continuam sendo uma base conceitual muito importante. Contudo, acho também que eles não são suficientes para entender novas tendência como as redes sociais.

    Dizer que "ja eram" é provavelmente muito radical.
    Se limitar a eles é com certeza perigoso.

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  2. Parabéns Marcelo, o texto é simples porém muito bom!
    Abraços

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  3. Bacana, marcelo o texto é bem bacana e acho que hj tem muitos modismos e muitas siglas, mas no fundo se trabalharmos bem a base (4ps) usando as novas tecnologias como ferramentas e novos canais tudo dará certo.

    ks.

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  4. Valeu o comentário, Ana.
    Bom concordarmos!
    MFG

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  5. Marcelo,
    creio que olhar os 4P´s na forma que foram pensados permite perfeitamente adequar as necessidades atuais do trablaho com os produtos. Basta não ficar travado com os exemplos teóricos. Por exemplo falando em redes sociais o que nos impediria de considerar isto no "P" Promotion? Se formos falar de preços temos autores com livros falando somente disto e nem por isso deixou de ser um dos "Ps".

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  6. Marcelo, muito boa a idéia de questionar o conceito do 4Ps X novos conceitos. 95% das empresas no Brasil são de origem familiar e capital nacional, que tem como peculiaridades o desenvolvimento sem os preceitos formais de administração de negócios, por exemplo sem marketing ou com um tipo de mkt inventado pelo fundador/empreendedor, que não teve acesso ao conhecimento formal. Levando-se essa idéia como base e o fato de que o bom é inimigo do ótimo, se não se implantar o básico 4Ps nessa empresa, como converser esse fundador e seus sucessores de conceitos como redes sociais, twitter, etc, etc ... Acredito que nesses casos - "back to de basics" é a melhor receita. O que você acha?
    Abraços
    Wagner Nakano Rost
    Consultor Senior do FBDE
    wnr@comlink.com.br

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  7. Acho que devemos sempre nos apoiar nos conceitos originais para usar novas tecnologias e até para criar nosvos conceitos. Com essa base, acredito, é facil mostrar os melhores caminhos para esses empreendedores e empresários.

    Talvez as novas mídeas se encaixem no "P" de Promotion; é um bom pensamento!
    MFG

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  8. Marcelo, lendo seu texto gostei da definição de 4ps. pensando em preço qual seria o significado de Preço, definição dePreço dentro deuma sociedade comsumista, que valoriza á Marca que nem sempre possui qualidade e competência para cobrar ou por preço. O que é preço diante da profissão de professores e médicos que nos trazem conhecimentos eternos e ganham o que ganham. Diante de uma sociedade laica como á nossa, onde pessoas colocam seu preço sem competência e conhecimento para receber pelo seu trabalho. Yvonete

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  9. A definição dos 4 Ps é do Philip Kotler, Yvonete.
    A formação do preço de um produto ou serviço tem vários componentes, entre eles o quanto o público alvo está disposto a pagar, quanto custa para elaborar aquela mercadoria, o valor agregado da mesma, etc. Quanto a esses serviços tão importantes que você menciona o preço tem muito a ver com o nome do profissional e o seviço que ele presta; certamente é mais complexo formar esse preço do que o de um produto de prateleira.
    Obrigado pelo comentário!
    MFG

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